Estudante de medicina leva zero em redação após ir contra ideologia de gênero

  • 05/12/2025

Samantha Fulnecky, estudante cristã do terceiro ano de Medicina com especialização em psicologia na Universidade de Oklahoma (OU), foi reprovada em uma redação após citar princípios cristãos e ir contra a ideologia de gênero.

O caso gerou uma queixa formal de discriminação religiosa, ganhou repercussão nacional e mobilizou até mesmo o governador de Oklahoma.

O Conteúdo da Redação

O trabalho fazia parte da disciplina “Desenvolvimento ao Longo da Vida” e exigia que os alunos opinassem sobre um artigo acerca de expectativas sociais de gênero.

Samantha recebeu zero em 25 pontos por sua redação, na qual argumentava, com base em sua , que a ideologia de gênero era um ataque ao projeto divino. Segundo o jornal The Oklahoman, a estudante escreveu que Deus criou apenas dois gêneros com papéis distintos e classificou a ideologia de gênero como “demoníaca” e um ataque satânico.

Em seu texto, ela declarou:

“Discordo veementemente da ideia apresentada no artigo de que incentivar a aceitação de diversas expressões de gênero poderia melhorar a autoconfiança dos alunos.” “A sociedade propaga a mentira de que existem múltiplos gêneros e todos devem ser o que quiserem é demoníaco e prejudica gravemente a juventude americana.”

A Resposta do Professor e a Nota Zero

O professor William “Mel” Curth (que utiliza os pronomes “ela/elu”) justificou a nota zero, especialmente devido ao uso do termo “demoníaco”, que considerou ofensivo.

Em comentários na plataforma acadêmica, Curth argumentou que a penalização não se deu pelas crenças da estudante, mas por:

  • “Contradições”;
  • “Uso excessivo de ideologia pessoal em vez de evidências empíricas”;
  • “Linguagem ofensiva”.

Queixa Formal e Apoio Governamental

Samantha, chocada com a nota (normalmente dada apenas por trabalhos não entregues), apresentou uma queixa formal de discriminação religiosa, alegando que a tarefa pedia expressamente uma opinião, e não evidências científicas.

Em entrevista à CBN News na última quarta-feira (3), Samantha afirmou que as tarefas anteriores de opinião para a mesma disciplina receberam nota máxima e que nunca foi exigido o uso de evidências empíricas.

“A tarefa era para expressar nossa opinião e reação a um artigo sobre estereótipos e ideologia de gênero. E foi isso que fiz. Apenas dei minha opinião, e são apenas redações curtas. Nunca nos foi exigido nenhum tipo de evidência — apenas nossa opinião,” ela relatou.

O caso escalou para o nível estadual, com o governador de Oklahoma, Kevin Stitt, cobrando providências da instituição em defesa da liberdade acadêmica e religiosa:

“A [Primeira] Emenda é fundamental para a nossa liberdade [e] inseparável de uma educação completa. A situação na OU é profundamente preocupante. Apelo aos regentes da OU para revisarem os resultados da investigação [e] garantam que outros alunos não sejam penalizados injustamente por suas crenças,” escreveu Stitt no X.

Resposta da Universidade

A Universidade de Oklahoma divulgou um comunicado confirmando ter iniciado uma investigação imediata do caso, reforçando que leva “muito a sério” questões envolvendo direitos da Primeira Emenda, incluindo liberdade religiosa.

Como resultado do processo de apelação:

  • A instituição tomou medidas para evitar prejuízo acadêmico à aluna, garantindo que a nota zero não será contabilizada em sua média final.
  • O professor William “Mel” Curth foi colocado em licença administrativa e substituído por um professor em tempo integral.

Apesar da solução para a nota, Samantha afirmou ainda em choque com o incidente, que, segundo ela, demonstrou uma penalização clara de sua opinião baseada em princípios cristãos.

O post Estudante de medicina leva zero em redação após ir contra ideologia de gênero apareceu primeiro em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/noticias/fe/estudante-de-medicina-leva-zero-em-redacao-apos-ir-contra-ideologia-de-genero/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Você pode fazer seu pedido pelo nosso app!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes