Escavações em Jerusalém descobrem muro de primeiro Hanukkah
- 23/12/2025
Uma jornada vertical pelo tempo está prestes a ser aberta ao público em Jerusalém. O sítio arqueológico de Kishle, localizado próximo ao Portão de Jaffa, no complexo da Torre de Davi, revelou camadas intactas que narram a história da cidade desde o período bíblico até a era moderna.
O “Arquivo” de Pedra de Jerusalém
O local, cujo nome significa “abrigo de inverno” em turco, funcionou como uma prisão durante os períodos otomano e britânico. No entanto, ao escavarem o solo da antiga detenção, arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) encontraram um verdadeiro “museu estratificado”:
- Era Moderna (Século XX): Marcas e mapas deixados nas paredes por prisioneiros judeus durante o Mandato Britânico.
- Período Otomano (Século XIX): As fundações da estrutura militar construída em 1830.
- Idade Média (Século XII): Vestígios de uma zona industrial da época das Cruzadas.
- Período Herodiano (Século I a.C.): Paredes maciças que serviram como alicerces para o palácio particular do Rei Herodes.
- Período Hasmoneu (Século II a.C.): Fortificações que remontam à época da Revolta dos Macabeus e à recuperação do Segundo Templo (história celebrada no Hanukkah).
Experiência Imersiva
Sob a liderança do arqueólogo Amit Re’em e da diretora Eilat Lieber, o espaço está sendo preparado para se tornar a nova Ala Schulich de Arqueologia, Arte e Inovação.
O projeto prevê a instalação de um piso de vidro flutuante, permitindo que os visitantes caminhem literalmente sobre a história. A exibição contará com projeções tecnológicas e maquetes para contextualizar cada camada descoberta sob a antiga prisão.
“À medida que você desce, você alcança diferentes partes da história judaica. Essa é a singularidade do local”, afirmou Eilat Lieber.
Previsão de Abertura
Segundo a CBN News, a expectativa é que o novo setor do museu seja inaugurado nos próximos dois anos, consolidando-se como um dos pontos de peregrinação histórica mais importantes de Jerusalém, onde o público poderá ver, em um único local, a evolução da cidade de Herodes ao Estado moderno de Israel.
O post Escavações em Jerusalém descobrem muro de primeiro Hanukkah apareceu primeiro em NT Gospel.



